História





Algumas rochas sedimentares serviram para criar a arte rupestre. A partir do Neolítico o Homem usava rochas sedimentares, nomeadamente a argila e o carvão, para extrair o pigmento, o qual era misturado a um aglutinador para dar viscosidade, e depois pintar assim as paredes das cavernas ou as rochas. Em Vila Nova de Foz Côa, é possível encontrar arte rupestre. A argila também serviu para criar vasos (cerâmica). (M.)


Algumas rochas sedimentares serviram para criar a arte rupestre. Com a argila e com o carvão, extraíam pigmentos e, misturando com outros materiais fixava-se na parede para criar as pinturas. Também usavam a argila para fazer vasos cerâmicos. Em Vila Nova de Foz Coa, é possível encontrar uma série de pinturas rupestres de muito interesse. (G. e L.)


Algumas rochas sedimentares serviram para criar a arte rupestre. Esta era uma arte que os Homens primitivos julgavam que os ajudava, que lhes iam dar sorte. Por isso desenhavam com ajuda dos pigmentos que extraiam de rochas sedimentares, como o carvão, pinturas nas paredes das cavernas. Em Vila Nova de Foz Côa, podem se encontrar exemplos dessa arte. (R. e T.)


Algumas rochas sedimentares serviam para criar a arte rupestre, como a argila ou o carvão. Por exemplo, pinturas que se faziam nas cavernas de rochas e que serviam para lhes dar sorte na caça. No caso da argila, este servia para fazer vasos de cerâmica.(A. e M.)


Algumas rochas sedimentares serviram para criar a arte rupestre. Estas rochas também serviram para construir vasos ou até outros materiais. Nas rochas sedimentares também existem pigmentos que são materiais que juntados a aglutinadores serviam para os homens primitivos criar a arte rupestre. O carvão e a argila são duas das rochas sedimentares muito utilizadas. (R, e R.)


Algumas rochas sedimentares serviram para criar a arte rupestre. Os povos do Paleolítico usavam as rochas sedimentares para extraírem o pigmento, do carvão por exemplo para darem cor às pinturas rupestres. Para isso destruíam a rocha e juntavam alguns aglutinados, como a clara de ovo, os excrementos de animais ou o sangue. Os antigos usavam arte rupestre pois pensava que assim teriam mais sorte nas caçadas.
Mais tarde, no neolítico, as rochas sedimentares foram utilizadas na criação de vasos cerâmicos, principalmente a argila.(R. e R-)


Algumas rochas sedimentares serviram para criar a arte rupestre. A partir do neolítico, o Homem usa os pigmentos, que são materiais facilmente encontrados nas rochas sedimentares dos quais misturados aos aglutinantes, para viscosidade e fixar os pigmentos e para se fazer as suas pinturas nas cavernas e nas rochas (ex.: Vila Nova de Foz Côa). A argila e o carvão eram as principais rochas sedimentares para se extrair o pigmento. A argila também serviu para fazer vasos (cerâmica). (I.e M.)








Comentários

Mensagens populares